domingo, 13 de setembro de 2015

A aplicação de filtros e níveis

Os primeiros procedimentos para iniciar um restauro são a aplicação de um filtro para retirar um pouco do ruído da imagem e depois fazer o ajuste  dos níveis. 
  
Vou usar o meu segundo restauro como exemplo o Pato Donald de número 1885. 

Como já disse anteriormente cada restaurador trabalha de uma maneira, cada um desenvolve a sua técnica, mas algumas etapas são comuns a todos.

Filtro "Surface Blur"

Para aplicar o filtro "Surface Blur" no Photoshop, depois que você abrir o arquivo da página da revista, você pode acessar esse filtro em: "Filter/Blur/Surface Blur" ou "Filtros/Desfoque/Desfoque de superfície" em português.
  
  
Menu de Filter/Filtros acessando 
a opção Blur/Surface Blur

Janela Surface Blur/Desfoque de Superficie
alterando os campos Radius/Raio e Threshold/Limites

Aplicando filtro "Surface Blur"
     
Observe que os valores inseridos nos campos 'Radius/Raio' e 'Threshold/Limites' dependem de cada revista. Valores muito altos não são recomendados porque acabam criando áreas borradas, mesmo porque a aplicação desse filtro não tem como objetivo retirar todo o ruído da imagem mas apenas ameniza-lo.
  
Existem revistas que nem aplicamos o 'Surface Blur'. Penso que esse passo não é uma item que seja obrigatório, ou seja, não é um procedimento comum a todos os quadrinhos.

Aplicação dos níveis

Esse item acredito que seja uma etapa comum a todos os restauradores. Esta parte do restauro é muito importante e obtém-se uma boa qualidade das cores e limpeza da sujeira/amarelado conforme a experiência do restaurador. É claro que também depende muito das condições da revista quando ela foi escaneada e também do próprio escaneamento da mesma.
  
Na verdade nessa etapa o que fazemos é alterar os níveis de branco e preto. As imagens a seguir mostram como acessar essa opção e como elas alteram o aspecto da imagem.
  
As teclas de atalho para os níveis são "CTRL + L" mas podem ser acessadas através do menu "Image/Adjustments/Levels" ou "Imagem/Ajustes/Níveis" em português.
  
Acessando os Levels/Níveis pelo Menu 
CRTL + L são as teclas de atalho

Janela dos Levels/Niveis
Observe que o conta gotas white/branco será usado


Nessa imagem não aparece o cursor do mouse mas com a opção de branco sendo usada no conta gotas seleciona-se uma área em branco porém suja para que se faça exatamente a limpeza dessa sujeira. 
  
Ao selecionarmos essa área a aplicação acontece em toda imagem não sendo necessário selecionarmos diversas áreas da imagem. Nessa parte é importante observar se a área selecionada não retira amarelado/sujeira demais pois pode acabar alterando as cores.

Janela dos Levels/Niveis
Agora o conta gotas black/preto é que será usado

Selecionando uma área black/preta da imagem
  
É importante observar que a limpeza da sujeira/amarelado muito dependerá da área que é usada para a aplicação dos níveis. O objetivo principal é deixar os balões o mais limpo possível e nem precisamos nos preocupar muito com as margens porque se restar alguma sujeira nas margens elas são bem mais fáceis de se retirar do que se sobrar dentro dos balões.

Outro ponto importante são as cores porque quando se retira o amarelado das margens/balões as cores também são afetadas, assim temos que tomar cuidado para que as cores não sejam alteradas.

Embora seja um procedimento simples exige paciência e uma boa observação para com esses detalhes. Como disse no post inicial desse blog eu não sou um exímio conhecedor de Photoshop e nem tenho a intenção de ensinar, mas apenas passar o que aprendi, portanto se você que está nos visitando tiver dicas ou macetes que facilitam esses procedimentos fique a vontade em nos contatar seja por e-mail ou mesmo com seus comentários, com certeza serão bem-vindos!

Segue um vídeo dessa etapa:

Aplicação dos Levels/Níveis

Obs. No vídeo eu alterei os valores de 'Radius/Raio' e 'Threshold/Limites' para 25 só para podermos observar o efeito na própria imagem depois deixei em 9 e 10 respectivamente também apenas para observação não são valores fixos, como já mencionado devem ser mudados de acordo com cada revista. 
  
Na aplicação dos níveis, quando altero a cor preta escolhi vários lugares em preto para poder ser observado como o local onde se escolhe como padrão afeta toda a imagem, essa escolha também é diferente para cada revista.

Segue a capa, uma página de propaganda e uma outra página dos próprios quadrinhos que restaurei do Pato Donald 1885.


"Antes e depois" da capa
 
Página de propaganda 
 
Página dos próprios quadrinhos


Aqui cabe mais uma vez uma observação: apenas a aplicação do filtro e dos níveis nem sempre proporciona margens tão brancas assim, essas páginas receberam mais tratamento além da aplicação do filtro e dos níveis.
  
Como meu segundo restauro percebe-se que houve uma falha na escola dos níveis que pode ser observada em uma pequena alteração no fundo azul do quadrinho do título da história, como disse com o tempo vamos observando mais esses detalhes. 
  
Esta revista está disponível em: 

Quadradinhos Patópolis - Pato Donald 1885

  
  

2 comentários:

  1. sou totalmente leigo em tratamento de imagem. Então, minha dúvida: como faço para apagar aquelas linhas pretas que ficam no scan na divisão entre as duas páginas da imagem?

    obrigado e grande abraço,
    Wilson

    ResponderExcluir
  2. Olá Wilson, obrigado pela visita. Se você usa o photoshop você pode usar a ferramenta lápis escolhendo a cor de fundo branca e passa com cuidado somente nas linhas pretas que voce mencionou. Porém se você continuar lendo os outros post do caminho das pedras você vai ver que depois de fazer as aplicações e os niveis você pode usar um programa chamado ScanTailor que vai ajudar muito nisso. Qualquer outra dúvida fique à vontade em escrever.
    Abraços
    Nick

    ResponderExcluir